O Síndico não pode ser uma ilha no oceano.

Você sabe qual a característica principal de uma ilha no
oceano? A distância do continente.

Você sabe qual a característica principal de uma ilha no oceano? A distância do continente.

Uma ilha é algo desprendido e solto no meio do mar. Tem inclusive ilhas que ainda não foram descobertas pelos seres humanos. Totalmente desconhecidas.

Às vezes, encontramos síndicos assim, como se fossem ilhas no oceano. Distantes e desconhecidos pelos condôminos.

Você pergunta para um morador: ¨Você conhece o síndico do condomínio? ¨ Ele responde: ¨Eu não. Sei que é uma senhora, um senhor, que ele ou ela moram em tal andar… só isso.

Sabemos que muitos síndicos são tímidos. Outros que não gostam de se relacionar e nem ter contato com moradores e crianças.

Mas a principal característica do síndico é o contato humano, com pessoas. Se o síndico ou a síndica do prédio não gosta de pessoas e quer distância de todos, ele ou ela pode se considerar uma ¨ilha no oceano¨.

O síndico tem que criar oportunidades para encontrar os moradores dentro do condomínio. Não pode ter receio de ter contato com eles. Muitos até se escondem porque sabem que serão questionados, confrontados e até mesmo xingados.

O síndico que não tem a característica de relacionamento com pessoas, precisa desenvolvê-la. Faz parte da função. Se aproximar de gente.

Uma ótima oportunidade de se aproximar das pessoas, é circular durante os finais de semana nas áreas comuns, encontrar com um ou outro morador, conversar sobre assuntos do condomínio, faz parte do dia a dia do síndico. É criar oportunidades para medir o clima do condomínio com relação a sua gestão porque isso é primordial.

O síndico deve saber escutar o morador e focar sempre no problema e nunca levar para o lado pessoal. Afinal de contas, a insatisfação de um ou outro morador poderá fornecer condições de melhorar a percepção do síndico com relação não só a estrutura interna das áreas comuns, mas também e principalmente com os serviços do condomínio.

Ah. Uma dica muito importante, é dar atenção ao morador ou moradores que lhe procurarem. Se estiver passeando nas áreas de lazer do condomínio e for parado por mais de um morador, tipo dois ou três, não tem problema. Convide-os para sentarem em um lugar mais tranquilo para conversarem. Não tenha pressa. Aproveite estes minutos para ouvi-los com atenção. Pegue algumas ideias e sugestões. Convide-os para participarem de alguma comissão do condomínio.

O bom síndico é aquele que sabe a importância que tem um bom bate papo com os moradores.

Ser tiver mais dúvidas, entre em contato.  Envie um e-mail para carlos@klings.com.br.

Comments (2)

Bom dia Sr.Carlos Klings…sou do Rio Grande do Sul e como sou parceira de outros grupos da internet recebi seu texto…achei completo e muito significativo…mostra nossa realidade…comparação perfeita do sindico com a ilha pois os gaúchos são muito introspectivo e realmente está situação existe..obrigada…. .

Bom dia Sr.Carlos Klings…sou do Rio Grande do Sul e como sou parceira de outros grupos da internet recebi seu texto…achei completo e muito significativo…mostra nossa realidade…comparação perfeita do sindico com a ilha pois os gaúchos são muito introspectivo e realmente está situação existe..obrigada…. .

Leave a comment

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to bthomazelli@gmail.com

× Como posso te ajudar?