O Síndico tem que estar dentro ou fora das Redes Sociais do Condomínio?
Essa é uma boa pergunta. Você sabe a resposta? Então lá vai… TEM QUE ESTAR DENTRO!!!
O síndico tem que estar ¨dentro das redes sociais¨, principalmente do seu condomínio para acompanhar de perto o clima entre os moradores assim como tomar conhecimento de um ou outro problema que possa estar interferindo na satisfação dos condôminos. Muitos síndicos têm pavor de redes sociais, como grupos de whatsapp e facebook porque não se sentem à vontade para debater dentro da rede ou não sabem como lidar com certas situações.
Não adianta querer ficar de fora das redes sociais. Elas chegaram para ficar. O síndico precisa entender que as redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas. Não adianta querer ficar recluso ou não querer saber o que estão falando sobre o condomínio ou sobre ele próprio.
Mas o que fazer então para lidar com as redes sociais? O síndico precisa conhecê-las e entender como elas funcionam. E mais… utilizá-las para que sirvam de ajuda no seu dia a dia.
Antigamente, antes do aparecimento das redes sociais, o síndico tinha que falar com uma pessoa sobre determinado assunto ou problema e se entendiam por ali mesmo. Hoje, o síndico e o condomínio acabam sendo assunto nas redes sociais e acaba falando com grupos inteiros dentro do condomínio.
O síndico pode identificar, dentro das redes sociais, os condôminos mais agressivos, os passivos e também os assertivos. Assim poderá falar com cada um deles dentro de suas respectivas características psicológicas, criando uma empatia com eles facilitando a comunicação e o entendimento.
O síndico precisa focar sempre no problema e nunca no lado pessoal quando for questionado pelos moradores dentro das redes sociais.
O problema é o principal motivador que faz com que o condômino entre na rede e se exponha. O Síndico deve agradecer o questionamento, tomar as providencias e dar o seu feedback também dentro da rede social.
Há um ditado sobre síndicos que diz: ¨Antigamente o síndico tinha que lidar com uma só abelha, agora ele tem que lidar com uma colmeia inteira¨.
Mas não se preocupe não. Você síndico irá se capacitar e saberá como se comunicar dentro das redes sociais.