Você sabia que bomba sem manutenção, é ¨bomba relógio¨?
É isso mesmo que você ouviu… Bombas de recalque, de circulação, de combate a incêndio, submersa, etc.; precisam de manutenção constante.
Você já imaginou quantas bombas d´água podem existir dentro do seu condomínio?
Em alguns prédios, dependendo do seu tamanho e da quantidade de torres, podem existir dezenas de bombas. Ou seja, dezenas de bombas relógio que são capazes de parar a qualquer momento se não houver uma manutenção adequada.
Se uma delas falhar, no seu prédio não haverá água para as famílias tomarem banho, cozinharem, etc. E o que é pior: aqueles dejetos indesejáveis dos banheiros que todos nós conhecemos, poderão transbordar em sua garagem.
Uma das maiores preocupações do síndico, é manter em ordem todas as bombas d´água do seu condomínio, com manutenções constantes.
A maioria das bombas se encontram no subsolo, em quartinhos devidamente fechados, os quais devem ser sempre monitorados para que pessoas estranhas não adentrem, mas somente os funcionários autorizados do empreendimento além do gestor e do síndico do condomínio. O acesso as chaves destes depósitos onde se encontram as bombas também deve ser controlado e autorizado.
Se o condomínio é pequeno e não tem uma equipe de manutenção fixa residente, o gestor ou o zelador deverá manter um controle de manutenção rigoroso das bombas do prédio, com relatório de inspeção semanal e mensal. O síndico deve exigir este relatório de acompanhamento para se certificar de que a manutenção está sendo feita e que não haverá problemas no condomínio.
Por exemplo, uma bomba que está com defeito e deixa de enviar a água da caixa d´água do subsolo para a caixa d´agua no topo do prédio por dois ou três dias, com certeza ocasionará falta de água nos apartamentos e as reclamações dos condôminos cairão como se fosse uma verdadeira bomba na cabeça do síndico.
Bomba d´água de condomínio é como se fosse um coração. Não pode parar de bombar nunca. Senão o corpo cai… e cai em cima do síndico.