Você ainda quer ser sindico?
A cada dia a função de sindico torna-se mais abrangente com condomínios cada vez mais complexos. A formação se faz necessária, e o gostar de Gente é fundamental.
Independente da formação de cada um, existem 5 características primordiais para você ser um sindico de sucesso!
Se você não se enquadra nestas características, desista já, pois definitivamente, não é a profissão mais adequada para você!
Relacionamento
É gostar de gente! de todos os tipos das mais perfeccionistas até as mais intolerantes!!! Onde o relacionamento é bem conduzido, a cordialidade será uma mera coincidência!
Disponibilidade e Acessibilidade.
Ter a consciência que o seu contato será divulgado no condomínio e ter um canal de comunicação é primordial. Estar disponível em caso de urgência 24 horas, faz parte da função!
Liderança
Você deverá ter o perfil de um líder! Cabe ao sindico a tomada de decisões perante a coletividade!
Visão Empreendedora
Planejamento e controle de custos passarão a fazer parte até dos seus sonhos!!! análise e controle de custos deverão ser tema diário em sua gestão administrativa. Ser organizado para conduzir os diversos setores de um condomínio. Saber negociar e acionar seus principais players:
administradora, Corpo Diretivo, Setor Jurídico e Prestadores de Serviço são determinantes para haver resultados. A transparência não é mais um atributo e sim uma exigência na função de sindico, e acredite, sem ela será impossível gerir com a tranquilidade necessária. Divulgue suas ações, dívida as responsabilidades, pois trará um comprometimento maior da coletividade. Tenha uma comunicação clara perante aos seus condôminos, forneça regularmente satisfação do que é feito no Condomínio, preserve a confiança dos moradores!
Comprometimento
A Convenção de Condomínio do Condomínio e Regulamento Interno traçam as diretrizes do Condomínio. Todos os condôminos têm acesso a este material, mas com raras exceções, nunca leram. O Sindico tem como missão, quando assume a função, fazer com que os condôminos sigam os direitos e deveres, ali descritos.
Esta tarefa, muitas vezes exige do sindico um comportamento mais firme, e muitas vezes antipático. O sindico é o guardião do bem-estar de todos e somente seguindo as normas da Convenção e do Regulamento poderá gerir seu condomínio com a isonomia necessária que a função exige.
Blog Escrito por Vânia Reis – Palestrante & Coordenadora