Quais são as características necessárias para um bom gerente de condomínio?

Quais são as características necessárias para um bom gerente de condomínio?

Dependendo do número de apartamentos e da quantidade de áreas comuns que há em um condomínio, podemos dizer se ele é de médio ou grande porte.

Pelo fato de haver uma certa complexidade na administração do empreendimento, há a necessidade de se contratar um gerente condominial, tendo em vista que o síndico não será capaz no seu dia a a dia , de cuidar de tantos detalhes, mesmo sendo ele um síndico profissional.

Um síndico profissional geralmente cuida de vários outros condomínios, o que o impede de se dedicar em tempo integral a um único condomínio. Por isso a contratação de um gerente condominial que se dedique totalmente ao condomínio se faz necessária.

A principal característica que se deve buscar em um profissional que irá cuidar das necessidades dos moradores no dia a dia, é a de relacionamento e facilidade na mediação de conflitos. Os aspectos comportamentais do gerente condominial devem ser pautados pela ética, seriedade, comprometimento e principalmente facilidade em se relacionar com pessoas.

A contratação deste profissional deve ser feita com todo o cuidado, e baseada também na opinião e respaldo do conselho fiscal do condomínio, além de estar primeiramente validado tecnicamente pela administradora, a qual estará a frente da operação e administração do dia a dia do empreendimento.

Também é muito importante que o síndico profissional tenha referencias e inclusive ligue para os síndicos que trabalharam anteriormente com o candidato, a fim de conseguir mais informações, principalmente comportamentais.

Experiência comprovada em vários condomínios é muito bem-vinda. No entanto, deve-se atentar no tempo em que o candidato permaneceu trabalhando nos condomínios anteriores. Não basta se apresentar com uma bagagem de experiência em vários condomínios, se em cada um deles o candidato permaneceu meses ou até mesmo 1 ano em cada um.

Se as referências são boas, o tempo de permanência nos condomínios anteriores foi superior a 2 anos em cada empreendimento e nas entrevistas com os conselheiros o candidato se mostrou firme, simpático e disposto a novos desafios, o síndico terá mais segurança e tranquilidade em contratar este profissional.

No entanto, a decisão deverá ter sempre o aval do conselho e da administradora, que irão compartilhar a responsabilidade do síndico na contratação, nunca se esquecendo de que o síndico , seja ele profissional ou voluntário, deverá acompanhar de perto o gerente, apresentando-o aos condôminos e mostrando as prioridades do dia a dia.

 

Leave a comment

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to bthomazelli@gmail.com

× Como posso te ajudar?