A paz no condomínio não é a ausência de conflito e sim a habilidade do Síndico em lidar com ele.
Você sabia que a origem da palavra conflito vem do latim conflictu que significa choque ou discussão. É a profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes.
E conflito é o que não falta no condomínio. Quase que diariamente quando o condomínio é muito grande e tem um número alto de áreas de lazer para serem controladas.
Acontece todo tipo de conflito. Vizinho contra vizinho, morador contra funcionário do condomínio, visitantes contra o porteiro, e principalmente o conflito aparece no momento mais importante quando os condôminos estão reunidos nas assembleias.
Por isso, o síndico voluntário assim como o síndico profissional precisa se capacitar e conhecer técnicas capazes de abrandar e até mesmo neutralizar estes momentos tão difíceis no condomínio.
Mas como é isso? Existem técnicas para lidar com conflitos? A resposta é sim.
Uma das principais técnicas para neutralizar um conflito é utilizar a empatia. Ou seja, se colocar no lugar do próximo. Entender que há uma razão para o surgimento de um conflito ou outro dentro do condomínio, tornando mais fácil a mediação do síndico nesta situação.
Geralmente o conflito dentro do condomínio ocorre entre os condôminos que nunca moraram em comunidade. É difícil para as famílias que residiam em casa e tinham uma total liberdade para fazer o que quiser e agora precisam conviver com vizinhos de parede, de cada lado de seu apartamento.
O síndico precisa entender que há ainda moradores que estão em fase de adaptação para viver em condomínio.
Neste caso, o síndico pode ser um bom conselheiro. Ele deve se aproximar destes moradores e conversar com eles. Explicar como as coisas funcionam em comunidade. Isso irá ajudar a diminuir conflitos além de uma boa oportunidade de conseguir novos amigos.