Para os Síndicos que precisam se comunicar com moradores que são surdos-mudos. Chegou o aplicativo ¨Hand talk¨.

Há pouco tempo atrás, visitando o site da REVISTA NEWS, vi que há um aplicativo muito interessante, que transforma a escrita no smartphone em sinais de libras, feitos por um bonequinho muito simpático em 3D chamado Hugo.

Me lembrei que enquanto síndico, tinha um morador que era surdo mudo. Era uma dificuldade muito grande se comunicar com ele. E ele tinha suas demandas e acredito que para ele, também as dificuldades existiam.

Só que para mim, eram maiores porque eu não conhecia a linguagem de sinais e precisava sempre ter um interprete que geralmente era um familiar do morador.

Quando vi o aplicativo, achei sensacional. Inclusive para um aprendizado. Além de facilitar na comunicação, através de frases inteiras, vendo as próprias imagens, podemos aprender também como fazer os gestos.

No dia 23/02 comemora-se o Dia Nacional da Pessoa Surda-Muda, deficiência causada pela falta da audição, que impede a verbalização das palavras.

Não deve ser fácil aprender a linguagem dos sinais, que em nosso país se chama LIBRAS. Mas podemos utilizar ferramentas que nos ajudem a atender este condômino, que infelizmente encontra barreiras de comunicação no seu dia a dia, sendo que ele é igual a mim e a você.

De acordo com o site da hand talk, cerca de 80% dos surdos tem dificuldade em ler e escrever a língua escrita de seu país, pois a experiência de comunicação dessas pessoas é extremamente visual, dessa forma a maioria das pessoas surdas depende exclusivamente da Língua de Sinais para se comunicar e obter acesso a informação.

De acordo com o senso do IBGE, só no Brasil são 9,7 milhões de deficientes auditivos.  Com certeza, um deles mora no condomínio onde você é síndico.

O Síndico pode e deve utilizar a tecnologia para estimular e incluir os deficientes auditivos no ambiente do condomínio, inclusive incentivando esta inclusão entre os funcionários e demais moradores do empreendimento.

O uso de novas tecnologias pode facilitar o trabalho do síndico no atendimento das demandas também deste morador, que é tão importante quanto qualquer outro e merece todo o nosso respeito . ¨O Síndico deve ter um papel importante no desenvolvimento e inclusão de surdos, cegos e mudos dentro dos seus condomínios¨ diz Carlos Klings, consultor em condomínios e hotelaria e síndico profissional.

Leave a comment

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to bthomazelli@gmail.com

× Como posso te ajudar?