Em primeiro lugar, você que é Síndico e principalmente se for Síndico Profissional, tenho uma pergunta simples para você: ¨Você gosta de crianças? ¨. Se a resposta for: – não! Então você não pode ser síndico.
A brinquedoteca foi feita para as crianças e não para os adultos. Sendo assim, este espaço existe para atender as demandas das crianças. Você entendeu?
Bom..!! Como eu sei agora que você gosta de crianças, vou passar algumas dicas de como cuidar deste espaço, que é mais um dos muitos que devem existir no condomínio para o uso e desfrute delas.
As crianças estão cada vez mais presas nos condomínios. Por isso, os ambientes devem ser dimensionados e adaptados para as elas, que ficam a maior parte do tempo dentro do condomínio.
Em primeiro lugar, a brinquedoteca deve permanecer sempre fechada e aberta quando solicitado, pela portaria ou por um funcionário do condomínio, sempre escrevendo em um livro próprio o nome da pessoa adulta e o horário em que ela está adentrando na brinquedoteca.
Lógico, que a permanência das crianças na brinquedoteca sempre precisam ter a presença de um adulto ou responsável. As crianças não podem ter acesso sozinhas ao espaço, por motivos de segurança e também do próprio cuidado que elas devem ter pela brinquedoteca. Por isso devem ser monitoradas por um adulto.
Na porta de entrada da brinquedoteca, deve haver um display contendo o regulamento interno que fala do espaço, horário de funcionamento, cuidados com os brinquedos, etc.
Paredes manchadas e sujas, com certeza haverão. Sem problemas, é para isso que serve as paredes . Para as crianças brincarem também. A limpeza do espaço deve ser feita com mais assiduidade. Tipo 2 ou 3 vezes por dia, pelo pessoal da limpeza. O ambiente é para crianças e deve estar super limpo.
Verificar se não há brinquedos com pontas ou qualquer coisa , móvel ou equipamento que possam machucar a criança. Se tiver, retire-os imediatamente. A brinquedoteca tem que ser um local seguro.
Deve ser instalada uma câmera na brinquedoteca, para a segurança das crianças com um canal fechado. De preferencia de acesso via internet , para que os país possam ver seus filhos, do escritório ou de qualquer lugar, quando os mesmos estão sendo cuidados pelas babás por exemplo. A instalação das câmeras e do sistema devem ser aprovados pela assembleia.
A brinquedoteca deve ser um espaço para ser usado por criancinhas pequenas, de 1 a 8 anos, no máximo, pois além desta idade, o espaço pode ser danificado ou mal usado pelas crianças maiores . Crianças a partir dos 12 anos, por exemplo, precisam de mais espaço e de brinquedos maiores que possam dar a elas mais movimento. O limite de idade deve ser aprovado em assembleia e posto no regulamento interno.
¨O síndico não deve se esquecer que os pequeninos também são condôminos e que as áreas de uso das crianças devem ser muito mais cuidadas e limpas que as demais áreas do condomínio, para que se mantenha sempre um ambiente higiênico, livre de doenças, seguro e que traga alegria no dia a dia para elas ¨, diz Carlos Klings, consultor em condomínios e hotelaria e síndico profissional .