A História do Condomínio – Edifício Ouro para o Bem de São Paulo

A História do Condomínio 

Edifício Ouro para o Bem de São Paulo  – Avenida Libero Badaró – São Paulo – SP 

Ano da construção: Década de 1924

No centro da cidade de São Paulo existe um edifício cuja fachada é a bandeira do Estado de São Paulo. O Edifício “Ouro para o Bem de São Paulo” e sua história está diretamente relacionada a Revolução Constitucionalista de 1932.

 

O Edifício foi construído na segunda metade da Década de 30, tendo sido concluído em 1939. O projeto foi feito pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo, Severo & Villares e a construção ficou a cargo da Cia. Construtora Camargo & Mesquita. Ele está localizado na Rua Álvares Penteado nº 23, Centro.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o movimento armado liderado por São Paulo contra o Governo Provisório chefiado por Getúlio Vargas e instituído pelo Golpe de 1930. Seu objetivo era a constitucionalização e redemocratização do Brasil. Cabe ressaltar que a Constituição de 1891 estava suspensa desde a vitória do Golpe de 1930.

 

 

A Revolução começou no dia 09/07/1932 e terminou no dia 02/10/1932, tendo durado 87 dias.

No decorrer da Revolução foi feita a campanha “Ouro para o bem de São Paulo” cujo objetivo era a arrecadação de ouro e metais preciosos para o financiamento do esforço de guerra revolucionário. Foram doadas para a campanha desde jóias sofisticadas a alianças de casamento. Os recursos não utilizados foram doados à Santa Casa. 

A escolha da instituição, inclusive, foi feita com base em toda a ajuda que os combatentes receberam da Santa Casa que, durante as batalhas, não hesitaram em socorrer os feridos e evitar que houvesse um número de mortes ainda maior. Além disso, seu hospital era o hospital oficial da Revolução e muitos de seus médicos, enfermeiros e funcionários seguiram para frente de batalha.

Ocorre que a Revolução terminou antes que todos os recursos arrecadados tivessem sido utilizados. O saldo remanescente foi doado em outubro de 1934 à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. De posse dos recursos, a Santa Casa decidiu construir um edifício em um terreno de sua propriedade no Largo da Misericórdia. Sua fachada seria uma homenagem a Revolução Constitucionalista de 1932. Com base nessa decisão, nasceu o Edifício “Ouro para o bem de São Paulo”.

Um detalhe interessante é que além da fachada que reproduz a bandeira de São Paulo, o lado esquerdo do edifício possui a representação de um mastro formado pelas alianças que foram doadas, e no alto do mastro há a representação de um capacete utilizado pelas tropas paulistas durante a Revolução.

Leave a comment

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to bthomazelli@gmail.com

× Como posso te ajudar?