A utilização de materiais com menor geração de resíduos durante o ciclo de vida das edificações e que contribuam para o desempenho das edificações, que suprimam menores áreas de vegetação, que necessitem do menor volume possível de energia e água, tanto na fase de construção como na de uso; e, ainda, que possam ser reaproveitadas ao fim de seu ciclo de vida.
Uma das formas de se contribuir com o desenvolvimento sustentável em condomínios é com as escolhas e usos conscientes dos materiais de construção, esse é o desafio que as construções enfrentam perante a necessidade de transição para um paradigma de desenvolvimento “ecológico”.
Alguns exemplos de soluções simples para tornar a construção INOVADORA:
- Cisternas – para quem quer ter um reservatório de água sustentável para uso residencial ou comercial. Além de armazenar água da chuva para reuso em vasos sanitários, para lavar pisos e veículos, irrigar o jardim e outras tarefas, oferece estética agradável e tamanho perfeito para domicílios.
- Skid de água da chuva – Skid de tratamento de água da chuva em polipropileno (PP) composto por bomba centrífuga, bóias de acionamento, filtro de areia, bomba dosadora de cloro e painel de controle, responsáveis por realizar a filtragem e desinfecção da água de forma segura e automatizada.
- Pisos permeáveis – Os pisos drenantes, que permitem a vazão da água, têm sido uma solução usada pelos construtores para minimizar os impactos das chuvas, a possibilidade de enchentes, e estão se tornando também um importante aliado para a captação e reaproveitamento da água.
- Painel solar fotovoltaico de silício monocristalino – A tecnologia monocristalina é a mais antiga e possuem a eficiência mais alta.
- Vidro de proteção solar Eco Lite – vidro de proteção solar com baixa reflexão. Principais benefícios: Reduz em até 52% a entrada de calor; tem aparência semelhante à de um vidro comum, ou seja, sem o efeito espelhado.