O surgimento de feirinhas dentro de condomínios vem aumentando exponencialmente pelo fato de agradar os moradores pela praticidade de descer o elevador até a garagem ou no pátio interno e ter a mão, sem precisar pegar o carro e dirigir alguns quilômetros, frutas e verduras fresquinhas. Este negócio também vem se tornando muito atraente para os feirantes que conseguem ter em suas mãos, uma clientela cativa além da satisfação dos condôminos.
No entanto, para se implantar uma feirinha dentro de um condomínio não é nada fácil. Tudo que está relacionado a condomínios requer todo cuidado, principalmente no que se refere a autorização dos moradores e até mesmo de uma assembleia.
Para tornar uma feira dentro do condomínio realmente um serviço que agregue valor e traga comodidade para os condôminos, é importante ter um bom empenho do síndico e dos conselheiros para que a implantação seja um sucesso.
Trazer para a feira bons fornecedores é muito importante. Por isso o síndico deve convidar alguns condôminos interessados e que gostam de participar nas decisões, a formarem uma comissão de implantação para a feirinha. Algumas reuniões são necessárias para fazer um calendário anual já com os dias certos durante as semanas além dos tipos de barracas e mercadorias que serão vendidas.
Após ter um plano de instalação e um calendário montado, o próximo passo é convocar uma assembleia com item específico para aprovação da feira. Para sua aprovação é necessária uma maioria simples, que poderá deliberar um período de experiência e assim melhorar pouco a pouco os serviços prestados afim de atender as expectativas dos condôminos.
O local onde será instalada a feira, além de ser interno precisa ter fácil acesso tendo em vista o transporte de legumes e verduras que é feito em sua grande maioria em caixas. O tamanho da feira dependerá do número de habitantes e do tamanho do condomínio.
Há alguns locais muito utilizados em condomínios que já oferecem estes serviços, como por exemplo: uma área de estacionamento utilizada somente por visitantes, um pátio interno próximo ao salão de festas, uma área descoberta de uso comum, etc. Não é indicado o uso de quadras esportivas, tendo em vista que o piso não é apropriado para transito de muitas pessoas e poderá danificá-lo.
Os dias de funcionamento devem ser escolhidos levando em conta a preferência dos moradores. Uma pesquisa se faz necessária, onde a maioria irá sugerir além dos dias mais interessantes, também o horário, que geralmente é noturno. Nos fins de semana, o horário mais apropriado é o da manhã, a fim de disponibilizar os espaços durante o restante do dia para o lazer e descanso dos moradores.
¨É necessário fazer um contrato com cada fornecedor, impondo a eles a limpeza e retirada do lixo do local após a realização da feira além da responsabilidade de cada um com relação a quaisquer danos que possam surgir durante a montagem e desmontagem das barracas assim como no transporte dos produtos quando da entrada ou saída deles dentro do condomínio. ¨ diz Carlos Klings, síndico profissional e consultor em hotelaria e condomínios (carlos@klings.com.br – cel. (11) 98565-1004)