Não é raro encontrar um número grande de apartamentos desocupados e vagos nos condomínio. Para o síndico, são como pequenas bombas-relógio prontas para explodirem. O síndico de ter sempre um controle de ocupação do condomínio. Esta lista pode ser feita e atualizada pela portaria, onde constam os apartamentos ocupados e vagos.
O auxiliar de manutenção do prédio, ou o zelador, deverão tomar as seguintes medidas para manter os apartamentos em ordem e livres de acidente:
– Caso o condomínio tenha shafts nos corredores sociais, o registro de água central do apartamento deverá permanecer sempre fechado. O proprietário deverá avisar a manutenção do prédio, quando quiser restabelecer a água. Isso dificultará que uma torneira aberta por acidente deixe correr água durante 24 horas e 7 dias por semana.
– Com o registro permanecendo fechado, evitará alagamentos no apartamento e por conseguinte a entrada de água no corredor do andar e o alcance da água no fosso do elevador, o que poderá ocasionar danos maiores e altos custos no conserto dos elevadores.
– Verificação dos disjuntores e fiação elétrica, que deverão permanecer desligados no quadro do apartamento, evitando também curto circuitos e incêndios por falha elétrica.
O auxiliar da manutenção ou o zelador do condomínio precisam manter um controle atualizado dos apartamentos vagos e posicionar o síndico semanalmente sobre a situação deles, além de manter os registros e quadros desligados.
¨O apartamento vago deve ser monitorado constantemente pelo síndico do condomínio, o qual tem poderes na maioria das convenções, para adentrar ao apartamento em casos de emergência ou para verificação de manutenção da unidade a fim de evitar com que alguma falha de manutenção do apartamento interfira nas demais unidades como vazamentos por exemplo¨ diz Carlos Klings, consultor em condomínios e síndico profissional.