A História do Condomínio – Condomínio Julia Cristianini

Rua Santa Ifigênia – General Osório – Centro – SP

Ano da construção: 1930

O edifício Julia Cristianini é de longe um dos edifícios legalmente habitados mais pessimamente conservados que existe em toda a cidade de São Paulo.

Quem costuma passear pelas ruas Santa Ifigênia e General Osório, na região central de São Paulo, rapidamente nota este enorme edifício quase chegando no final da rua, junto a avenida Duque de Caxias. Trata-se do Condomínio Júlia Cristianini.

O edifício leva o nome de uma pessoa que foi importante na São Paulo Antiga, Júlia Cristianini. Esta mulher na década de 1930 ergueu no mesmo local onde hoje encontra-se o condomínio, o famoso Cine Astoria, que foi inaugurado no ano de 1939.

Por alguma razão o Cine Astoria nunca foi um sucesso absoluto e entrou rapidamente em decadência, vindo a ser demolido logo em meados dos anos 1940. Com a demolição do cinema a própria Júlia Cristianini teria erguido no lugar da sala de exibição, este enorme condomínio residencial.

Uma das histórias que chegaram até nós, e que não foi possível confirmar, é que o edifício foi vendido sem nunca ter sido totalmente completado. Com o tempo, os compradores teriam se cansado de esperar e mudaram assim mesmo. Se esta situação for verídica, é possível entender em parte o estado do prédio e as diferenças entre janelas e esquadrias ao longo da fachada.

Caminhar na calçada onde fica o edifício é realmente perigoso. Devido ao estado avançado de deterioração da fachada, não é raro vermos pedaços do prédio se desprender e cair.

Em razão disso há muitos anos existe uma proteção de madeira entre o primeiro andar e a calçada, para proteger os pedestres de serem vitimados por um pedaço de reboque (veja foto abaixo), ser atingido pode ser fatal.

Na situação em que o prédio está é impossível continuar, o prédio oferece risco constante a pedestres e, eventualmente, a moradores.

A reurbanização e recuperação do Condomínio Júlia Cristianini é possível, mesmo mantendo seus moradores. O grande problema do edifício é sua fachada desgastada e problemática.

Fonte: site www.saopauloantiga.com.br 

Leave a comment

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to bthomazelli@gmail.com

× Como posso te ajudar?