COMO OS FUNCIONÁRIOS SE COMUNICAM DENTRO DO SEU CONDOMÍNIO?

Quando falamos de condomínios com grande número de apartamentos, diversas torres e grandes áreas de lazer, o síndico deve se preocupar com a comunicação dos funcionários dentro do empreendimento, principalmente se tratando da segurança. O uso da comunicação entre a portaria e alguns funcionários chave que circulam dentro do condomínio deve também gerar segurança nas áreas e ser priorizada no dia a dia.  Através de uma boa comunicação interna e rápida, um acontecimento isolado a uma guarita é notificado a todos evitando que o plano de um criminoso, por exemplo, tenha sucesso.

Para que a segurança seja feita da melhor forma possível é importante priorizar alguns passos tais como: fazer um treinamento com os funcionários, utilizar rádios comunicadores moveis, realizar visitas do síndico a portaria e outras áreas do condomínio para checar como está o nível de segurança e manter uma lista de telefones úteis para serem utilizados pela portaria para casos de emergência como o dos bombeiros e da delegacia mais próxima.

Os funcionários precisam receber treinamento para que saibam agir nas situações de emergência e como utilizar de maneira apropriada os rádios comunicadores entre si.

Possuir rádios faz com que a comunicação entre a portaria do condomínio e as demais áreas seja mais rápida e efetiva.

O síndico deve ter o hábito de realizar uma sondagem de tempos em tempos para que as irregularidades possam ser percebidas e sanadas. Os porteiros devem ser muito bem treinados a utilizarem os números do corpo de bombeiros e da polícia pois em situações de invasão ou incêndio serão eles quem poderão tomar as primeiras medidas para auxiliar os moradores.

É importante  que a comunicação entre a portaria e os demais departamentos internos do condomínio seja efetiva e  profissionalizada. O síndico deve exigir que a troca de informações seja padronizada para que não haja fraudes e os acontecimentos sejam descritos da melhor forma possível.

¨O síndico deve verificar alguns pontos importantes antes de efetuar a compra dos rádios comunicadores do condomínio. Verificar se os aparelhos possuem um bom alcance, pois serão utilizados pela portaria para se comunicar com o auxiliar de manutenção ou o zelador do condomínio, que em algumas vezes, poderão estar na caixa d´água no topo do prédio. Qual é o limite de tempo de uso das baterias, para que seja possível utilizar os rádios durante todo o dia e deixá-los carregando no período da noite apenas. Por último, verificar com a ANATEL se o tipo de rádio que está sendo comprado não necessita de um alvará de utilização emitido por aquele órgão ¨ diz Carlos Klings, síndico profissional, consultor em hotelaria e condomínios (carlos@klings.com.br / cel: 11-98565-1004).

Deixar um comentário

× Como posso te ajudar?